1. Os Assessores no mundo Político

Na política, os assessores são potenciais catalizadores de controvérsia e polémica. Normalmente ou estão muito bem preparados e fazem tudo ao seu alcance para destruir a imagem do opositor, ou então estão mal preparados, não sabem agir perante os jornalistas em, por exemplo, uma conferência de imprensa e apresentam uma fraca conduta profissional.

É claro que quanto mais ambicioso for o objectivo da campanha política, mais subtil será a estratégia de comunicação dos assessores. As primeiras vitímas da estratégia são os jornalistas, numa espécie de colaboração passiva.

É frequente na política, os políticos utilizarem os jornalistas na promoção da sua campanha, quando necessitam deles para trazer um caso ao público, utilizam-nos, quando a campanha corre mal, acusam-nos, descredibilizando as suas acções.

No episódio "Celestial Navigation", CJ não pode estar presente na conferência de imprensa e Josh oferece-se para o fazer. O resultado foi muito negativo. Quais as consequências? A imagem da pessoa que representamos fica demasiado exposta, muita informação confidencial é revelada acidentalmente, muitas das vezes por pressão dos jornalistas.

Neste episódio, Josh responde com sarcasmo às perguntas dos jornalistas, e acaba por cometer um erro, confirma uma informação falsa dada por um jornalista, que afirmava existir um plano secreto engendrado pela Casa Branca para combater a inflação, colocando-se a ele próprio numa situação muito delicada e com sérias repercussões.

Em suma, o assessor quando exposto aos media tem de saber falar e agir mediante os interesses da empresa ou entidade que representa. O mesmo deve saber lidar com a pressão do jornalista, respondendo às perguntas consoante lhe for conveniente para a sua estratégia. Não deve jamais responder com ironia ou sarcasmo, pois pressupõe desinteresse, e mais grave que isso, leva a conclusões precipitadas.


0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial