Introdução

Este blog vai abordar o tema "Comunicação de Crise" no ramo da política, tendo em conta os episódios que foram visionados na aula sobre a série "Os Homens do Presidente".

Como se sabe a Comunicação de Crise na política é muitas vezes feita segundo a manipulação dos jornalistas e, por conseguinte, a manipulação da própria opinião pública. Tudo na política vale, a mentira, a deturpação da verdade, a ocultação de certos factos, a descredibilização da imagem de um opositor político, tudo para que a imagem e reputação do político, fique sempre salvaguardada em situações desfavoráveis.

De facto, nestas situações os assessores são responsáveis por gerir a imagem do político que representam, transmitindo ao jornalista uma realidade que nem sempre é a mais honesta e transparente. Por sua vez, é o jornalista que dá a conhecer novas informações à opinião pública.

Em campanhas eleitorais é muito frequente recorrer-se a campanhas negativas, para que o adversário perca pontos na vitória, assim como, da verdade passa-se facilmente para a mentira e aposta-se em muito nos rumores e nos boatos. Isto funciona simplesmente pelo facto de trazer desconfiança ao eleitor, que desta forma poderá não votar no mesmo político ou pelo menos não o irá ver com os mesmo olhos.

Todos este conceitos e temáticas serão abordadas nas próximas publicações, incluindo possivelmente na sua leitura alguns videos e citações que a meu ver sejam significativas.

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Página inicial