Comunicação de Crise

A Comunicação de Crise na política é sem dúvida um tema muito delicado. A crise é sempre inconveniente para os políticos. Tudo é minuciosamente preparado para que nada falhe, quando nem tudo corre como planeado as culpas rapidamente são atribuídas aos responsáveis.

A crise surge muitas vezes associada à catástrofe, em episódios como “Stirred” e “Things Fall Apart”. No primeiro, a crise surge quando um veículo que transportava urânio empobrecido choca frontalmente com outro veículo num túnel nas Montanhas Seven Devir, em Idaho. Existe a possibilidade de contaminação da população que vive a 32 km do local do acidente. A segurança nacional é chamada ao local. Descobre-se mais tarde que um dos camiões que transportava resíduos nucleares tinha sido roubado há duas semanas. O que fazer? O presidente decide que a população deve ser de imediato evacuada para um refúgio provisório em Elk Korn. Alguns defendem que essa medida só irá surtir o pânico e o caos. Mas mesmo assim o presidente decide que é o mais acertado a fazer-se.

Qual é finalidade deste episódio? O importante é dizer-se sempre a verdade, ou seja, não ocultar factos que possam pôr em causa a sobrevivência dos cidadãos. É claro que a verdade deve ser comedida, para evitar situações de pânico, mas deve ser dita. Os cidadãos devem sempre estar cientes da situação em que se encontram, caso contrario, cidadãos desinformados são, sem dúvida, cidadãos mais expostos e mais frágeis a situações adversas.

Na Casa Branca os assessores debatem-se com outro problema, a fuga de informação. Enquanto os assessores estabelecem um estratégia eleitoral para eleger o vice-presidente, Josh afirma, em tom de piada, que o novo vice-presidente só seria elegido graças ao vice-presidente do momento, Bob Russell. Essa informação rapidamente se espalha pelos órgãos de comunicação. O vice-presidente corre o risco de perder um terço dos votos do Texas e da Florida.

Neste episódio, Leo vai a uma sessão dos Alcoólicos Anónimos (AA), encontrando Bob Russell no local. Leo decide candidatar-se a vice-presidente e discute essa hipótese com os assessores. Principalmente a CJ acha que isso será impossível por causa dos seus problemas com o álcool. Leo fala com o vice-presidente, que também é ex-alcoólico, e aconselha-o a falar com o presidente sobre os seus problemas com o álcool. Em conversa com o presidente e os assessores, Bob Russell, pode correr o risco de ver a sua campanha anulada caso o facto de ele ser ex-alcoólatra chegue à comunicação social. Bob Russell decide retirar o seu nome da campanha.
Em “Things Fall Apart” acontece um episódio semelhante, a fuga de informação e a catástrofe. Um grupo de astronautas fica preso num vaivém, numa estação espacial correndo o risco de ficar sem oxigénio em 3 semanas.

Enquanto isso, o presidente Bartlet é cada vez mais criticado na TV, aparecendo inclusive comediantes a gozar com a prestação de Bartlet como presidente.

Como é que se ultrapassa uma crise? Acho que a cima de tudo, é tirar o máximo partido dos media. É fazer chegar a informação que se deseja que chegue aos media, sem que eles se quer se apercebam. Governar é sem dúvida "a arte de fazer querer". Se um político não conseguir conquistar os media, sem dúvida não vai conseguir conquistar eleitores. Na política tudo se tornou num espéctáculo com actores e várias encenações. Tudo isso só é possivel se o político tiver à sua disposição um bom grupo de assessores e uma boa estratégia de comunicação.

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial