Conclusão

Em síntese a imagem de marca de um político só é conquistada graças à equipa de assessores que são contratados para o defender. Toda a estratégia implementada é meticulosamente preparada antes de chegar aos jornalistas. Tudo é estrategicamente engendrado desde o discurso do politico, a sua postura em público, as ideias que denfende, etc.

Principalmente durante as campanhas eleitorais, o candidato é como que transformado num produto para venda com caracteristicas muito próprias em que o cidadão comum se consegue identificar.

Actualmente, na sociedade contemporânea as estratégias de sedução não pretendem unicamente passar uma imagem positiva do político, mas mais que isso, pretende criar um mero entertenimento ao cidadão tranformando a realidade numa mentira intelectualizada.

Para o assessor não é fácil elaborar uma estratégia, é preciso muito empenho e dedicação. Quando ao serviço de um político, o assessor mente frequentemente, porque a manipulação é sem duvida uma das armas mais eficazes na política. Quando um assessor não basta, o político contrata o "spin doctor" para encenar ainda mais as suas acções.

Basicamente tudo é permitido na política desde que no fim o político consiga ganhar as eleições.

1 Comment:

  1. João Paulo Meneses said...
    Ana,
    Se vir a sua conclusão concordará com o seguinte: o seu trabalho é basicamente sobre as estratégias de comunicação e a assessoria de imprensa; o meu tópico era sobre a utilidade que a comunicação de crise tem (ou NÂO) para os políticos; são coisas diferentes; de tal forma que há assuntos que trata no seu texto que não se relacionam com o 'meu' tópico: por exemplo o espaço dedicado aos assessores;
    Gostei da apresentação/organização, não gostei da falta de investigação (mas acho positivas as fotos, o video); quanto às citações, pelo menos a primeira deveria ter referenciada a origem (e autor)

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