Manobras na Casa Branca

Acho que este filme é o colmatar de toda a informação reunida na disciplina de Estratégias da Comunicação para este semestre.


O filme leva-nos a conhecer os segredos por detrás de um "spin doctor", quais as suas estratégias e manobras de manipulação da comunicação social. No decorrer deste filme, vemos como a manipulação da informação pode ser levada ao extremo, o chamado "spining" da informação.

Neste caso o presidente vê-se envolvido num escândalo sexual, em que supostamente é acusado de se ter envolvido com uma escuteira. A 11 dias das eleições o assédio é descoberto. O jornal "Washington Post" vai publicar uma noticia sobre o sucedido, e então o presidente decide contratar um "spin doctor" (Robert De Niro). De imediato o "spin doctor" engendra um plano para distrair os media durante esses 11 dias. Durante esse tempo o "spin doctor" inventa uma série de acontecimentos fictícios como, por exemplo, o adoecimento do presidente, encena uma guerra, apenas por considerar a mentira como sendo "um óptimo espectáculo".

O “spining” da informação é basicamente inventar informação com o intuito de chegar rapidamente aos órgãos de comunicação. No “spining” uma das regras de ouro é o facto de "spin doctor" manter sempre o anonimato para que não seja descoberta a sua identidade e muito menos a identidade da entidade que representa.

No filme, assim como, muitas vezes no dia-a-dia, manipula-se a realidade, fazem-se manobras de diversão, sabota-se adversários, criam-se eventos fictícios, inventam-se heróis e, por conseguinte, a realidade torna-se cada vez mais artificializada. Através de "focus group" (estudos de opinião) ou através de sondagens pode-se determinar qual a reacção das pessoas face a uma determinada estratégia, mais do que isso, pode-se determinar o que os eleitores querem ouvir, mediando a estratégia consuante as suas necessidades. Outra alternativa, pode ser o recurso ao chamado "sound bite". O "sound bite" é normalmente utilizado pelo político nos seus discursos. Pode ser facilmente confundido com o slogan, mas é muito mais que isso. São frases curtas, mas que causam grande impacto nos jornalistas e na opinião pública. O Marketing Político é basicamente tudo o que foi anteriormente referido.

É no entanto importante não confundir Marketing Político e Marketing Eleitoral. O Marketing Político dedica-se à promoção e defesa do político durante a totalidade do seu mandato, no caso do Marketing Eleitoral a promoção do político mantêm-se apenas durante a época das eleições.

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial